5 erros de gestão de pessoas que podem estar prejudicando seus colaboradores
Gestão de Pessoas

5 erros de gestão de pessoas que podem estar prejudicando seus colaboradores

Top Employers
Escrito por Top Employers

Se a sua empresa quer sair na frente da concorrência deve rever os seus sistemas de performance management: ele precisa ser mais qualitativo, pois o seu sucesso depende de como você lida com a gestão de pessoas.

Assim, para que a sua organização responda às demandas mercadológicas em tempo real e com maestria é fundamental que os seus funcionários se sintam valorizados. Mas isso só é possível se os líderes souberem como conduzir a equipe.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de ler os 5 erros que podem estar gerando um impacto negativo em sua equipe interna.

1. Não ter estratégia na gestão

De acordo com o relatório anual de serviço de inteligência com análise dos países Brasil-Itália e Espanha, realizado pela Top Employers, a política, estratégia e prioridades de uma empresa são feitas a partir de:

  • objetivos claros;
  • apresentação da cultura ao público interno;
  • criação de uma estrutura para os processos de avaliação de desempenho;
  • criação de funções e responsabilidades definidas;
  • apresentação de uma visão geral dos processos gerenciais.

Dessa maneira, podemos afirmar que para uma empresa prosperar é fundamental que todos os funcionários conheçam a sua realidade e saibam em quais aspectos precisam focar as suas energias. 

2. Negligenciar a comunicação interna

É um erro de gestão de pessoas muito comum não ouvir o que os funcionários têm para falar, pois a comunicação interna é o setor que vai medir a satisfação de seus funcionários. A essa altura do campeonato, você já sabe que para uma empresa crescer sua equipe interna precisa estar motivada.

Para isso, são criadas algumas maneiras de detectar o clima organizacional, como é o caso das pesquisas de satisfação. Somente mensurando os resultados é possível perceber quais estratégias precisam de investimento.

De acordo com a pesquisa realizada pela Top Employes, os processos de gerenciamento de desempenho devem ser projetados para atender às necessidades de diferentes níveis. Para você ter uma ideia de sua importância, 93% das empresas no Brasil fazem isso constantemente. 

3. Não oferecer treinamento para a equipe

Oferecer treinamento e atualização de suas funções é fundamental para que a equipe prospere. Ofereça recursos para que ela amplie os seus conhecimentos sobre seu trabalho, tais como:

    • cursos;
    • workshops;
    • palestras;
  • certificações online.

Além disso, os funcionários precisam ter uma base de conhecimento sobre todos os processos da empresa, para compreender onde estão e a importância de seu trabalho como um todo.

De acordo com o relatório de desempenho, para que isso aconteça, 93% das empresas no Brasil contam com um sistema para educar os funcionários sobre os processos de gerenciamento de desempenho. 

4. Não utilizar as novas tecnologias

Acompanhar as tendências de mercado e utilizar as novas tecnologias a favor da empresa é fundamental. Seja para contratar um novo software ou um novo maquinário para a produção, a tecnologia é importante para que o fluxo de trabalho funcione da maneira adequada.

De acordo com a pesquisa sobre o gerenciamento de desempenho, a tecnologia específica está presente em todos os locais, desde a definição de metas até a calibração de desempenho. 

5. Não mensurar os resultados

O mais importante em qualquer estratégia é saber avaliar o seu resultado. Somente criando as estratégias e mensurando os resultados é possível saber se as metas foram atingidas e, caso contrário, criar novas ações para que isso seja revertido.

Os líderes precisam ter em mente que a comunicação interna deve ter como principal foco a criação de um ambiente de alto desempenho. Para isso é preciso realizar feedbacks trimestrais. Esse processo construtivo é importante para desenvolver uma cultura de resultados.

Se a sua empresa quer prosperar e ver os seus indicadores comerciais crescendo é essencial dar atenção para a gestão de pessoas. Administrar mal essa área prejudica tanto a equipe interna (que não prospera e produz) quanto a imagem da organização, que sofre pela tendência negativa de desempenho. 

Com este post você conferiu os 5 erros de gestão de pessoas mais comuns dentro das empresas. Gostou do nosso conteúdo? Conte-nos como é a gestão de pessoas em sua empresa, deixando-nos um comentário! 

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This