4 dicas para promover o engajamento de funcionários
Gestão de Pessoas

4 dicas para promover o engajamento de funcionários

Top Employers
Escrito por Top Employers

Existem inúmeros motivos para você valorizar e estimular o engajamento de funcionários, mas o principal deles é que um funcionário engajado veste a camisa da empresa na qual trabalha. Considerando que as pessoas são o principal ativo de uma organização, ao reconhecer o comprometimento delas, você valoriza esse seu ativo.

Na prática, o que você considera melhor: ter alguém envolvido com a causa da sua empresa – considerando missão, visão e valores – ou um profissional que até trabalha direito, mas vive em busca de outra oportunidade? É sobre isso que queremos falar agora.

Preparamos quatro dicas sobre como promover engajamento e valorizar sua empresa aos olhos dos colaboradores. Confira abaixo!

1. Apresente um propósito

Trabalhar com a ideia de que determinada atividade serve para gerar valor é fundamental para motivar os colaboradores. Crer que está contribuindo para que algo significativo aconteça faz com que a pessoa valorize seu esforço e tenha mais determinação. O segredo é pensar não somente no sucesso comercial da companhia, mas também em alinhar isso com propósitos.

Trabalhe para associar a produtividade a um propósito e para despertar na equipe esse senso. Um caminho para tanto é dar autonomia e envolver os colaboradores em decisões significativas para a empresa. Lembre-se também de criar possibilidades para o crescimento profissional, com soluções como o plano de carreira.

2. Repense a questão da liderança

Uma liderança focada em resultados pode ser o que a empresa precisa, mas nem sempre é o que a equipe precisa. Quando a liderança, mesmo focada em resultados, é negativa, é questão de tempo até que profissionais procurem outras possibilidades e aumentem sua taxa de turnover.

Valorize em seus líderes características como competência e proatividade, mas também paixão pelo que fazem e respeito a seus subordinados. Isso facilita muito o engajamento. Ao ter referências em que podem se espelhar, a possibilidade de os funcionários se envolverem mais, fazendo do ambiente de trabalho positivo um diferencial para a empresa, é muito maior.

3. Trabalhe com feedbacks de maneira racional

O feedback deve funcionar como um recurso para que o RH direcione a equipe de maneira adequada aos interesses da empresa. Nesse sentido, ele deve ser pensado de maneira estratégica, ou seja, não se trata de algo pontual, mas de uma ação que pretende melhorar a atuação do funcionário no dia a dia.

Sendo assim, valorize dicas que possam tirar o colaborador da zona de conforto, dando a ele referências para progredir. É nessa lógica que você deve pensar no feedback contínuo. Ele é muito útil para orientar a equipe em função da cultura organizacional da empresa.

4. Invista em treinamentos

Se você optar pelo treinamento em vez de trabalhar com a cultura da punição, terá como fazer das falhas da sua equipe oportunidades para a evolução da sua atividade. E acredite: um funcionário valoriza muito isso. Até porque um time forte depende de treinamento, só assim é possível ajustar as dificuldades e fazer o conjunto crescer.

Com o treinamento, além de aperfeiçoar os processos, você mostra para o funcionário que está atento à sua evolução, o que é fundamental para gerar engajamento. Existem diversos tipos de treinamento e adotar essa cultura na sua companhia só pode trazer benefícios. Por isso, fique atento e comece a treinar.

Gostou das nossas dicas? Conhece outras formas de aumentar o engajamento de funcionários? Então conte para a gente no campo de comentários abaixo!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This