4 dicas e boas práticas para um melhor controle de absenteísmo
Trabalho

4 dicas e boas práticas para um melhor controle de absenteísmo

Top Employers
Escrito por Top Employers

Na área corporativa, os membros da organização precisam ser pontuais com compromissos profissionais. No entanto, conflitos acontecem: os colaboradores, por exemplo, embora sigam um contrato, podem passar por problemas e faltar ao trabalho. Para isso, é necessário fazer um controle de absenteísmo eficiente.

De acordo com um estudo do Top Employers Institute, as empresas conseguem diminuir em até 25% a taxa de absenteísmo graças a investimentos no bem-estar e ações que valorizam os colaboradores. São iniciativas que melhoram o clima dentro da organização e aumentam a produtividade.

Confira este post e veja dicas e boas práticas para controlar o absenteísmo em seu negócio!

Quais são as dicas para um melhor controle de absenteísmo?

Saber o quanto custa e em quanto tempo um negócio pode reduzir o absenteísmo é difícil dizer. No entanto, podemos citar muitas perdas que ocorrem por conta do absenteísmo:

  • necessidade de recrutamento suplementar;
  • qualidade de serviço reduzida;
  • entregas atrasadas; pressão sobre os colegas;
  • espírito de equipe reduzido.

Listaremos agora algumas dicas para minimizar essa questão, que afeta a maioria das empresas. Acompanhe!

1. Controle as justificativas e ampare os casos mais graves

Em casos de imprevistos ou doenças, muitos funcionários não conseguem ir ao trabalho e não justificam corretamente suas faltas. Como na empresa as ações executadas por cada membro são essenciais para o funcionamento de toda a engrenagem, todos os outros colaboradores saem prejudicados por uma falta inesperada.

Assim, oferecer ajuda psicológica ou auxílio médico, conforme a gravidade da situação, é uma ótima dica para ajudar reduzir as faltas indevidas. Também é interessante reforçar a importância das consultas médicas para prevenir doenças.

2. Flexibilize a jornada e faça melhorias na estrutura

Se a equipe chega ao ponto de ficar desmotivada, cansada e sem perspectivas de crescimento na empresa, sua produtividade certamente será afetada. Por isso, invista em jornadas mais flexíveis para aumentar a satisfação dos colaboradores.

Um olhar mais atento por parte do líder para identificar melhorias na estrutura da empresa, mais comunicação e melhores condições de trabalho são investimentos que poderão trazer inúmeras vantagens para as organizações e para os funcionários.

3. Ofereça tratamentos para o estresse 

A dica acima ajuda a controlar os índices de afastamento por estresse e por doenças. Afinal, um ambiente insalubre e estressante gera efeitos muito negativos na equipe e, consequentemente, na produtividade e na rentabilidade do empreendimento.

A estratégia de oferecer acompanhamento psicológico e de incentivar a prática esportiva nas instalações das organizações é infalível. Na Itália, uma academia foi implantada em 38% das principais empresas e a redução do absenteísmo foi notável — de 4,3% para 2,9%, segundo o relatório do Top Employers Institute

4. Tenha uma comunicação mais efetiva

Quando a comunicação não é clara, os colaboradores não compreendem qual é o papel de cada um e não se concentram nas metas que devem bater. É nesse momento que o absenteísmo começa a aumentar. Escolher melhores ferramentas de comunicação e procurar ser mais objetivo na hora de passar informação ajudam nessa questão. 

Nos períodos entre 2016 e 2018, as taxas de absenteísmo têm se mantido na casa dos 4%, de acordo com o relatório do Top Employers Institute. Tudo isso aponta que as dicas citadas neste artigo ainda devem ser implementadas de forma mais consistente pelas empresas.

Experimente adicionar instalações fitness, academias corporativas, treinamentos e consultas médicas e veja como a sua empresa conseguirá fazer o controle de absenteísmo entre os colaboradores.

Gostou do post? Compartilhe-o entre os seus contatos nas redes sociais e ajude-os a entender melhor sobre esse tema!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This