12 profissões para pessoas introvertidas
Gestão de Pessoas

12 profissões para pessoas introvertidas

Top Employers
Escrito por Top Employers

Bons profissionais aparecem sob todas as formas. Não existe uma fórmula exata para o sucesso, o que realmente existe são combinações entre o perfil profissional do indivíduo e a carreira que ele escolhe seguir. Isso quer dizer, por exemplo, que pessoas introvertidas têm maiores chances de progredir se escolherem profissões que favoreçam esse traço de sua personalidade.

As pessoas introvertidas não são necessariamente tímidas, bravas ou antissociais. Em vez disso, elas simplesmente são voltadas para dentro. Ou seja, se expressam menos, ficando mais fechadas em seus próprios pensamentos. 

Existem algumas profissões que exigem um certo grau de introversão. Contratar profissionais com perfil introvertido para essas vagas é bom para o bem-estar dos funcionários e para a empresa, que terá maiores chances de retenção de talentos. Confira algumas dessas profissões!

1. Bibliotecário

Na maior parte do tempo, o trabalho do bibliotecário consiste em catalogar e organizar centenas ou até milhares de livros. Para isso, é preciso altíssima concentração. Uma pessoa extrovertida pode se distrair facilmente, mas os introvertidos tendem a ser mais focados. Assim, essa característica seria uma vantagem para trabalhar nas bibliotecas. 

2. Tradutor

O trabalho de um tradutor é bastante solitário, envolvendo somente o profissional e o texto. Por isso, pessoas extrovertidas — que gostam de falar e de interagir — podem  ter dificuldades com essa profissão.

As pessoas introvertidas, por outro lado, não ficarão incomodadas com o silêncio e o isolamento típico da atividade, podendo se dedicar mais e alcançar melhores resultados.

3. Contabilista

Essa é mais uma profissão em que o contato com pessoas é limitado e a necessidade de concentração é alta. Afinal de contas, qualquer pequena distração pode levar a erros que custam muito caro para os seus clientes, especialmente quando se trata de empresas. 

Assim, as pessoas introvertidas não vão se sentir nem um pouco desconfortáveis trabalhando em um ambiente silencioso como o exigido pela contabilidade.

4. Caminhoneiro

O motorista de caminhão precisa estar sempre atento à pista, para evitar acidentes. Além disso, ele enfrenta longas viagens sem nenhuma companhia, diferente dos motoristas de táxi ou ônibus, por exemplo.

Um introvertido não se aborreceria com a vida de caminhoneiro. Em vez disso, ele pode até gostar de todo o tempo que terá para mergulhar em seus pensamentos e divagações.

5. Analista de TI

Os analistas de TI, assim como outros profissionais de tecnologia, desenvolvem um trabalho que não exige muito contato com as pessoas. A maior parte do tempo lidam apenas com máquinas e sistemas.

As pessoas introvertidas certamente vão se sair melhor nesse tipo de atividade do que naquelas que exigem um perfil comunicativo, como vendas ou atendimento ao cliente, por exemplo.

6. Analista de Qualidade

Em muitas empresas, contrata-se um profissional cujo trabalho é assegurar a qualidade do produto ou do serviço oferecido ao cliente. Esse profissional deve analisar o que a empresa faz para determinar se o resultado final está satisfatório e apontar melhorias necessárias.

Ele deve ser muito detalhista e não pode deixar passar nada. Por isso, uma pessoa introvertida adapta-se melhor à função.

7. Físico ou Químico

Assim como as carreiras de tecnologia, as profissões de Físico ou Químico também ficam afastadas das pessoas. O profissional passa seus dias dentro do laboratório, realizando experimentos, com máxima atenção e concentração.

Ele também dedica boa parte do seu tempo a produzir relatórios sobre os resultados da pesquisa. Um extrovertido sentiria falta do contato com outros, mas o introvertido não teria problemas com a pressão típica desse ambiente.

8. Instrumentista 

Para tocar com excelência um instrumento, é preciso dedicar centenas de milhares de horas a aprender e praticar. Uma pessoa extrovertida encontraria dificuldade, porque sua concentração se dissipa facilmente quando está perto de outras pessoas. Por isso, quem é introvertido tem maiores chances de vencer os obstáculos para ser um grande instrumentista.

9. Designer

A introversão muitas vezes vem acompanhada de criatividade. Por isso, pessoas introvertidas conseguem se destacar em profissões que envolvem criação, originalidade e imaginação. É o caso da profissão de designer — seja de roupas, de websites, gráfico, de interiores. Um introvertido consegue trazer de dentro de si a inspiração para criar designs autênticos. 

10. Escritor

Assim como no caso das profissões anteriores da nossa lista, a relação entre introversão e criatividade pode ser uma vantagem para que as pessoas introvertidas sigam carreira como escritores.

E não precisa ser, necessariamente, o escritor no sentido tradicional, aquele que escreve livros. Atualmente, existe uma grande demanda por redatores de conteúdo para a internet — que, no final das contas, também são escritores. 

11. Massoterapeuta

Em geral, quando alguém procura um massoterapeuta, essa pessoa busca alívio para alguma dor ou desconforto ou, ainda, deseja relaxar. Ninguém quer conversar durante uma sessão de massagem. Silêncio impera nessa atividade, dando bastante espaço para que os dois envolvidos dediquem-se aos próprios pensamentos.

Além disso, o próprio ambiente (música, velas ou incensos, iluminação) chamam a introspecção. Qualquer introvertido vai se sentir à vontade em uma sala de massoterapia, seja como cliente ou como profissional.

12. Instrutor de Yoga

A Yoga é uma prática que reúne tanto o aspecto físico quanto espiritual. Durante a realização dos exercícios, é preciso manter-se completamente concentrado, em silêncio reflexivo.

Ser instrutor de Yoga, portanto, traz uma oportunidade para que as pessoas introvertidas usem seu traço natural e, ainda ajudem pessoas que possuam dificuldades de olhar para dentro de si mesmos. Com certeza, é uma profissão gratificante!

Além das profissões indicadas nessa lista, outras que também são compatíveis com o traço da introversão são: analista de dados, ilustrador, instrutor de meditação e artesão. Profissões que envolvem atividades mais solitárias, demandam alto grau de concentração e atenção aos detalhes, além de exigirem criatividade.

Saber qual perfil é mais indicado para cada oportunidade — por exemplo, entendendo quais profissões são mais adequadas para as pessoas introvertidas — é indispensável para acertar na gestão de pessoas. Se você quer formar uma equipe de colaboradores sólida em sua empresa, precisa saber fazer essa combinação entre pessoa e cargo.

Quer saber mais sobre como aprimorar as práticas de gestão de pessoas na sua empresa? Entre em contato com o Top Employers Institute e conheça nosso processo de certificação para empregadores!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This